Estratégia e Branding

Augusto Nascimento – Consultor, Palestrante e Empresário

Thelma ataca novamente e nos dá Gestão dos Stakeholders, uma belezura de livro.

Postado em:| 26 abril, 2013 | Sem Comentários

Conheci Thelma Rocha quando ela publicou o belo livro “A Hora da Recompensa”, com uma análise e visão crítica dos processos e programas de Relacionamento e Fidelidade.  O livro fez história gerando ganhos para quem o leu e para a autora, que respeito muito.

Algum tempo passou e quando lancei o livro “OS 4 ES DE MARKETING E BRANDING” em co-autoria com o Professor Robert Lauterborn, da Universidade da North Carolina, a Thelma foi generosa com um depoimento positivo, coisa que não esqueço. Neste livro, OS 4 ES, falávamos sobre a expansão do marketing para as cercanias do Branding, que trata da questão vital da Simbologia Estruturante e também dos Elementos estruturantes do Relacionamentos da Marca.

Lauterborn e eu escrevemos ali que a empresa do novo século XXI não poderia PREOCUPAR-SE  apenas com os desejos do SHAREHOLDER, do dono ou acionista(s); mas que deveria OCUPAR-SE dos interesses de todos os STAKEHOLDERS (acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes da distribuição, clientes finais ou consumidores, influenciadores, prescritores, utilizadores, imprensa, governo, órgãos da sociedade e de defesa da sustentabilidade e responsabilidade).

Falamos ali que os 4 ES eram a nova responsabilidade dos CEOS: Entusiasmar Colaboradores (Enthuse Staff); Encantar Clientes (Enchant Clients); Enlouquecer Competidores (Enrage Competitors) e ENRIQUECER A TODOS (Enrich Everyone): cliente, colaboradores, sociedade e planeta.

Isso foi pensado em 1999, escrito durante 6 anos e publicado em 2007.  Defendemos a tese de que no novo Século tudo seria social e socializável a um tocar de dedos e publicar na grande rede. Tudo seria público e que não daria para “esconder nada dos interessados na empresa”, os tais STAKEHOLDERS.

gestao_dos_stakeholders_thelma_rocha

Agora vejo com prazer a chegada do livro da Thelma (que coordena os textos junto com a Andrea Goldschmidt – que ainda não conheço, mas deve ser “sangue bom” se está na companhia da Thelma).

Este livro “GESTÃO DOS STAKEHOLDERS” traz um método prático de como fazer. Aí está seu grande mérito: dar o caminho das pedras para profissionais de gerência de comunicação de marketing que, segundo alguns publicitários revoltados, estão juriorizando o Marketing e a Propaganda… Mas entendo que isso é um saudosismo de um tempo que não voltará, pois os novos profissionais são tudo menos juniores. Eles são inquietos, são digitais e contam com boa bibliografia, o que compensa a falta de “experiência” (até porque essa só vem com tempo). E se não dominam um assunto ou disciplina, vão ao Google e acham o que precisam, sem drama.

Creio que vão achar o mesmo que eu: o novo livro da professora Thelma é uma belezura. Ou seja: Thelma ataca novamente e vai direto à jugular com a precisão de quem sabe do que está falando.

Parabéns Thelma! Parabéns Andrea! Um belo (e utilíssimo livro!). Cobriu uma lacuna na literatura de negócios do Brasil.

 

Autoria de Augusto Nascimento, diretor executivo e consultor da InnovaxBBN Consultoria de Branding e Inovação em Negócios. O Grupo BBN Brasil também tem a Agência BBN BRASIL especialista em comunicação branding based.

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