Estratégia e Branding

Augusto Nascimento – Consultor, Palestrante e Empresário

Nova OAB, nova missão. Isso pede rebranding e uma nova Marca.

Postado em:| 17 abril, 2013 | Sem Comentários

O advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho assumiu a presidência nacional da OAB, a tradicional e respeitada Ordem dos Advogados do Brasil. Vi algumas de suas primeira entrevistas e fiquei bem impressionado com as idéias e com a promessa: Ele quer uma entidade mais focada nos interesses nacionais, nos interesses dos cidadãos brasileiros e desvencilhada de quaisquer interesses corporativistas, ouclassistas, como dizem alguns “a classe dos advogados…”

Sem perder tempo, o presidente já criou um novo cargo na OAB , “procurador especial tributário”,  porque acredita que “o cidadão brasileiro está desprotegido na área tributária”.  Palmas para doutor Marcus! Palmas para a nova OAB! Que essa seja uma MARCA na nova gestão.

OAB_Brasil_logo_02

Parece que o presidente criou uma boa PLATAFORMA de MARCA. Ele quer atuar na defesa do cidadão em relação ao Estado e ao Governo, seja federal, estadual, municipal e até mesmo em relação aos órgãos públicos e o funcionalismo também. Ele e todos os membros da OAB sabem que brasileiros, não só na área tributária estão indefesos em relação ao poder sem limites e sem bom senso do Estado, há muito tempo. Eu tenho a impressão que isso, que sempre foi muito ruim, piorou muito mais nos últimos 10 anos desde que a política e a gestão pública virou uma questão de partido político, com o “Partido dos Trabalhadores” aqui do Brasil agindo como se fosse o “Partido dos Trabalhadores da Coréia do Norte”. Cuba, China e Coréia – parece que inspiração não falta para a nossa “democradura”.

O novo presidente da OAB tem sido enfático nas reportagens: “Queremos cuidar de causas que melhorem a vida da sociedade”. “Queremos estimular os cidadãos e os advogados a exercerem sua cidadania”. “Não adianta tentar uma reforma tributária, como tantas vezes tentadas e nunca realizada. É preciso racionalizar o sistema tributário já”. “A sociedade não pode aceitar passivamente aumentos de impostos, pois o que já existe é exorbitante”.  Eu juntaria tudo isso à fúria arrecadadora de todos os poderes públicos, sem nenhuma contrapartida de serviços. Nossos governantes extraem recursos da sociedade para seu próprio inchaço em termos de burocracia parasitária, casada com interesses de grupos partidários e grupos de banditismo. Como diria Chico Buarque em uma canção dos anos 80: A polícia está lá fora, peça socorro ao ladrão! Chame ladrão! Chame ladrão!

Fico muito feliz de ver esse discurso, essa promessa  vinda da OAB. Entendo que deixar o corporativismo de lado e tentar ser relevante para a sociedade – para cidadãos e empresas – que tanto sofrem com o nossos “des-governos” – passa a ser um compromisso da MARCA OAB, o quê em termos de marca (no sentido de Branding) cria mais relevância e mais valor para si mesma. O valor de uma Marca não está em servir-se da sociedade, mas em servi-la.

E olha que a OAB é uma marca de alto valor para o Brasil e para os brasileiros. É só lembrar da época da ditadura militar e rever os feitos e posturas da OAB. Enfim, a OAB é uma marca de tradição de defesa da lei, da ordem, da cidadania e dos direitos e acho que deveríamos incluir os deveremos também nas discussões sobre o Brasil, pois falar só em Direitos é uma forma de tutelar e impedir a Responsabilidade.

Agora fica aqui uma sugestão de um especialista em Branding: Está também na hora de repensar o logotipo, o símbolo e toda a simbologia da marca da OAB. Faço aqui uma proposta despretenciosa (e sem nenhum risco e nem custo para a OAB) que pode representar algo simples e forte para a entidade: a OAB neste momento coloca o Brasil e os brasileiros no centro  de sua missão maior.

Esta é a minha forma e a forma da minha empresa contribuir com a Entidade que está determinada em contribuir com o país, suas empresas e seu povo.

Veja: a ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL já está dentro da Bandeira. A nova gestão está no momento e hora certos para assumir tanto a NOVA MISSÃO, quanto um NOVO LOGOTIPO, que será a MARCA SIMBÓLICA da sua grande tarefa na contribuição com o PROGRESSO verdadeiro do país.

OAB_Brasil_logo_01
A comunicação e toda a simbologia de qualquer entidade (incluindo a OAB) deveria ser renovada (isso é um trabalho profissional de Re-Branding, Re-design) para acompanhar as mudanças na plataforma de trabalho.

Ela deveria adotar essa marca que estou propondo aqui, ou algo similar, que represente a mesma coisa, caso queira discutir o assunto. Fato: Todas as marcas evoluem, mesmo tendo um passado tão bom como a OAB tem, é preciso seguir renovando e melhorado continuamente.

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