Estratégia e Branding

Augusto Nascimento – Consultor, Palestrante e Empresário

De novo problemas com o TYLENOL. De novo a JOHNSON & JOHNSON dá show de Branding (Parte 1)

Postado em:| 27 maio, 2013 | Sem Comentários

Problemas com o Tylenol, problemas com a Imagem de Marca?

As notícias em TV, Rádio, Jornal, Sites, Portais e Blogs foram impiedosas.

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E teve gente contra, gente a favor. Teve e-mails sendo repassados com propaganda negativa e sendo viralizados nos velhos formatos de “corrente de esclarecimento” criando toda a sorte de boataria.

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Teve gente falando e atribuindo falas a médicos e médicos desmentindo na web. O facebook ferveu.

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Primeiramente em tom neutro: O laboratório Janssen-Cilag anuncia o Recall de 3.400.000 unidades de Tylenol!! Depois as fofocas e maledicências na web, nos blog e nas mídias sociais.  Parece que o ser humano tem uma tendência de “falar mal”e de ser “alarmista”. E parece que no Brasil há muita gente que agora quer Falar Mal de Empresas, um resquício das décadas de 70 e 80 quanto aparentemente todo mundo no Brasil era “anti-capitalista”. Resultado de uma cultura que junta o Catolicismo contrário ao Lucro (dos outros) com uma visão Estatizante de um Deus Salvador, agora representado pela Estrela Vermelha de um certo Partido Totalitário travestido de democrata.

O que os “alarmistas de plantão” não sabem é que… O Laboratório Janssen-Cilag é uma companhia da JOHNSON & JOHNSON e que a empresa passou por uma crise muito mais grave em 1992 e saiu dela MIL VEZES MELHOR do que entrou.

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E, do mesmo modo que a MARCA ficou muito fortalecida após o episódio de 1992, estou convicto de que pode ficar muito mais fortalecida também no Brasil neste episódio de agora, se trabalhar direito o seu Branding anti-crise, com base no “case”vivido em 92. A Marca dispõe de um conhecimento singular para enfrentar esse tipo de situação.

A ferramenta mais forte da MARCA para o enfrentamento desse tipo de situação é um poderoso SÍMBOLO ESTRUTURANTE DE BRANDING, no caso da J&J chamada CREDO.

 

Autoria de Augusto Nascimento, diretor executivo e consultor da InnovaxBBN Consultoria de Branding e Inovação em Negócios. O Grupo BBN Brasil também tem a Agência BBN BRASIL especialista em comunicação branding based.

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